Alergia de Pele: Principais Causas e como Tratar

Artigos - Material Educativo

Exames complementares como endoscopia digestiva alta e /ou colonoscopia podem auxiliar nos casos de alergia mista. Porém, em geral, as mais perigosas são as de insetos, como de abelhas e vespas, que podem provocar problemas respiratórios e, em casos sérios, levam à morte. Nos casos mais graves e menos comuns, a alergia na pele pode também levar ao aparecimento de sintomas graves de reação anafilática ou anafilaxia, como inchaço nos olhos e boca, dificuldade para respirar e desconforto na garganta, sendo nestes casos muito importante procurar atendimento médico imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo, pois pode colocar a vida em risco. Vale salientar que a alergia alimentar pode provocar anafilaxia, uma reação potencialmente fatal. Alergia ou reação claritin custo de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos susceptíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados. Reação alérgica IgE mediada é caracterizada por reação imediata, podendo levar segundos ou até 2 horas para aparecer, após a exposição ao alérgeno. Após a identificação do tipo de alergia, o tratamento recomendado é não se expor ao alérgeno em questão.

Os sintomas são variados e estão relacionados com o tipo de alérgeno em questão. Os sintomas da alergia (rinite, conjuntivite, asma, reacções cutâneas, etc.) dependem do tipo de alergénio e da porta de entrada. Esta substância denomina-se alergénio. As alergias ocorrem quando o sistema imunológico de uma pessoa responde de maneira exagerada a uma substância. As pessoas com alergias geralmente apresentam sintomas como espirros, coceira nos olhos, urticária, asma e coriza. Todas elas causam muita vermelhidão e coceira na pele. No caso da dermatite de contato, lesões surgirão no local em que a pele teve contato com o alérgeno. O fato de ser um local frio não implica que piorará a alergia. Peles alérgicas costumam ser mais sensíveis e não reagem bem a temperaturas intensas (muito frio ou muito calor), podem se incomodar com o sol (que provoca feridas, bolhas e inchaços), devem ser protegidas de ácaros e acúmulo de poeira, podem não aceitar determinados tipos de produto (como o protetor solar) e devem evitar o contato com alguns tipos de metal e outros materiais que podem causar coceiras ou feridas mais graves quando em contato com o corpo por muito tempo.

Alguns tipos de alergia se caracterizam pelo inchaço de algumas partes do corpo. Se você sentir sintomas de alergia durante alguns meses, é hora de conversar com um especialista, que pode ajudá-lo a controlar seus sintomas. Dentre seus sintomas, destacam-se a falta de ar, chiado no peito, sensação de aperto no peito, e tosse. A rinite alérgica e a asma destacam-se como os problemas mais comuns das vias respiratórias desencadeados pela exposição a alérgenos. Os antígenos responsáveis por provocar as alergias são chamados de alérgenos. Em muitas crianças, as alergias alimentares são transitórias e desaparecem à medida que o doente cresce. Também existem outros elementos, como expor-se a correntes de ar ou a alterações bruscas da temperatura, assim como ingerir bebidas ou alimentos muito frios ou muito quentes ou que tenham muitas especiarias, que podem provocar uma rinite chamada vasomotora no momento, mas como no caso anterior, também não será alérgica.

São muitas as substâncias encontradas em alimentos que podem provocar algum tipo de alergia. Existem várias substâncias irritantes que podem provocar alergia, como ácaros, poeira, pólen, mofo, produtos de limpeza e pelos de animais. Não há dados sobre a prevalência das alergias mais comuns em adultos, mas os especialistas apontam que a maioria das reações são ocasionadas por diversos tipos de frutos do mar e alimentos phenergan 25mg sem receita oleaginosos, como nozes, castanhas e amêndoas. A nível mundial, os especialistas estimam que entre 30% e 40% da população seja afetada por uma ou mais doenças alérgicas. A prevalência de alergia alimentar gira em torno de 5% na população pediátrica, com indícios de que sua prevalência vem aumentando na última década.1 A prevalência em adultos é menor, entre 1 e 2%. Entretanto, estudos prospectivos relatam que 12,4 a 25% dos pais acreditam que suas crianças já experimentaram pelo menos uma reação adversa a alimento. De fato, há estudos que atestam que genes ligados ao sistema imunológico estão relacionados à ativação do processo alérgico nos indivíduos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *